3croaciakrka.jpg

Depois de conhecer a cidade, vale adotar a estratégia dos moradores do local, que é acordar cedo e pegar uns barcos para explorar uma das ilhas próximas, como Solta, Hvar, Brac, Vis ou Korcula. A maioria fica de 30 minutos a uma hora de Split e o transporte custa o equivalente a 10 reais. A ilha de Solta é a mais próxima, mas sem muita graça. Hvar é o local com turismo mais desenvolvido, mas que ainda preserva seu charme e um delicioso aroma dos campos de lavanda. Korcula chama atenção por sua cidade fortificada e por ser, segundo os croatas, o local onde nasceu Marco Pólo, aquele que “descobriu” a China para os europeus.

Brac
A praia mais bonita está na ilha de Brac, na cidade de Bol, e se chama Zlatni Rat, que significa “cabo dourado”. A praia é em forma de seta, com mar dos dois lados e pinheiros ao centro. A maior surpresa em Zlatni Rat é que as pedras são aconchegantes até para deitar e tomar sol. Claro que existe um truque: usar toalha em vez de canga. O mar é tão calmo que, se não fosse por seu tamanho infinito, seria confundido com uma piscina.
As praias vizinhas servem de base para atividades marítimas como mergulho, windsurfe, passeios de barco e até de pedalinhos. As praias são curtas, então não encorajam quem gosta de correr, mas o caminho cercado de pinheiros do centro de Bol a Zlatni Rat – praticamente plano e com pouco mais de dois quilômetros – é freqüentado pelos amantes de uma vida saudável. Só cuidado para não perder o fôlego com a visão do encontro dos rochedos com o mar entre as árvores da trilha.
Para quem quiser ficar em Bol, uma opção mais barata é procurar o escritório de informação turística e alugar um quarto em uma casa ou um pequeno apartamento com cozinha. Isso pode ser feito em qualquer cidade da Croácia.

Vis
Se você procura calmaria, seu destino é Vis, a ilha habitada mais distante da costa e que, até 1989, era inacessível ao turismo por razões militares. Não é tão proveitoso conhecer a ilha em um passeio de um dia apenas, pois só o barco de Split a Vis demora duas horas e meia no trajeto.
Vis tem ótimos restaurantes e um clima de pequena cidade com casas de pedra à beira do mar. Vale a pena alugar uma lambreta ou carro para chegar às praias mais bonitas, como Srebrna. Olhando o mapa da ilha, dá vontade de conhecer os lugares a pé. Mas a aventura envolve subir e descer morros íngremes de quase 700m.

Bisevo
Do outro lado de Vis está uma das melhores surpresas do passeio. De Komiza, uma vila de pescadores barbudos, saem barcos para a ilha de Bisevo, onde fica uma pequena gruta. Em um dia claro e com sol, o buraco nas pedras fica preenchido por uma luz azul que emerge da água cristalina, o que deu ao lugar o nome de Gruta Azul. O melhor lugar de Komiza para jantar é a taverna Bako, com um nome que faz jus ao deus romano ao servir o bom vinho da casa. O vinho croata é uma agradável surpresa. Apesar de pouco conhecido (em parte porque a produção não é grande o suficiente para abastecer o mercado de exportação), mais de 300 vinhedos croatas conseguiram registrar sua área geográfica como regiões de origem controlada, um certo símbolo de status entre os vinhos de todo o mundo. Na hora de escolher a garrafa, siga as indicações dos croatas e prefira os brancos da ilha de Korcula e os tintos de Peljeski.
O nome do restaurante não é uma homenagem ao deus Baco, mas ao fundador da taverna, um extravagante mergulhador e caçador de tesouros. Do fundo do mar, Bako trouxe alguns dos itens da decoração do restaurante: um sino de uma igreja – segundo a lenda, roubado por piratas – e ânforas de vários tipos e tamanhos. Tudo arrumado dentro de uma pequena caverna de paredes de pedra, com mesas de madeira, redes de pesca penduradas e um aquário para o cliente escolher a lagosta que quer para o jantar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s