O turismo na Polônia se resume, até este momento de minha pesquisa, à Cracóvia e a Varsóvia, bem como à cadeia montanhosa Tatras. O país custou a se reestruturar depois da invasão de Hitler. Mas o Holocausto acabou sendo revertido em turismo, e um dos pontos mais visitados do país são os campos de concentração de Auschwitz, que ficam a 60 Km da Cracóvia.

Sobre a vida no país, recomendo o magnífico blog Divina Polônia. Infos sobre a vida na Cracóvia, neste aqui.

Economia

A economia da Polônia é diversificada, dividida entre as indústrias de construção naval, produção de carvão, aço e energia elétrica, embora a agricultura seja a atividade econômica predominante.

A mais importante concentração industrial ocorre na Silésia, uma área muita rica em carvão mineral, onde ocorrem indústrias siderúrgicas, químicas e de maquinários. Outras áreas importante são: Varsóvia – indústrias siderúrgicas e mecânicas – e Gdansk – indústrias de produção naval.

A agricultura baseia-se principalmente na produção de batata e beterraba açucareira, juntamente com a criação de gado porcino.

Até ao início da década de 90, a Polónia foi uma economia planificada. Após a instauração do regime democrático a economia sofreu profundas reformas e tornou-se numa economia de mercado.

Agora a Polônia almeja um desenvolvimento econômico maior. O caminho encontrado é a entrada na União Européia, mas ainda há uma resistência entre a população, que tem medo do aumento do custo de vida (o Euro é uma moeda muito forte) e da completa desnacionalização da economia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s